Breno Masi

Postado em 01 de February de 2017

Nos últimos três anos estive empenhado em desenvolver o mais completo aplicativo para as crianças e faço isso pensando no que minhas filhas precisam. Como pai de três meninas que têm entre 18 meses e 6 anos, levo em conta suas necessidades para uma infância divertida e educacional. As experiências vividas por elas enriquecem meu conhecimento e contribuem para o meu trabalho diariamente. Meus colegas da PlayKids sentem a mesma coisa.

A maioria de nós, pais, tem nos próprios bolsos uma maneira de enriquecer a aprendizagem dos nossos filhos: os telefones celulares. Pode parecer a saída mais fácil deixar que eles brinquem  com um telefone ou tablet enquanto fazemos nossas obrigações ou durante uma viagem, mas incorporar o aprendizado móvel em nossas vidas realmente aumenta as habilidades e o conhecimento das crianças.

Além disso, a tecnologia móvel também encoraja-os a interagir com o ambiente. O uso dessas ferramentas ajuda as crianças a desenvolverem habilidades visuais e espaciais e as prepara para a escola, onde os computadores e outras tecnologias estão cada vez mais presentes. Ao encorajar as crianças a conectarem suas telas aos mundos à sua volta, podemos tornar o aprendizado divertido, além de, fomentar o crescimento e o aprendizado. É por isso que, na PlayKids, acreditamos que a coisa mais importante no processo de aprendizagem para crianças é a sua conexão com a vida real, através de seus pais e professores. Vemos a tecnologia como um complemento, mas não como o principal motor para educar nossas crianças, visão alinhada com a do Departamento de Educação Americano sobre o uso de tecnologias na educação.

#1 Conectando-se com outros

Vivemos numa época em que estamos mais conectados do que nunca e o aprendizado móvel oferece muitas oportunidades para que as crianças se conectem com outras pessoas ao redor do mundo, aprendam sobre outros lugares, culturas e crenças, além de encontrarem um terreno comum e colaborarem em tarefas e resolução de problemas. Por conta de os dispositivos móveis serem geralmente mais baratos e acessíveis, o número de pessoas com aparelhos cada vez aumenta mais. Além disso, aplicativos muitas vezes incorporam a habilidade de interagir com os outros, ensinando formas de colaborar em resoluções de problemas, habilidades que muitos especialistas identificam como necessárias para carreiras do século XXI. Outro ponto comentado por estudiosos é que quanto mais cedo uma criança é exposta a uma língua, mais fácil é aprender, e agora existem muitos aplicativos e jogos que introduzem até as crianças mais novas a uma língua estrangeira, facilitando o aprendizado antes de começarem a escolaridade formal. Eles podem aprender idiomas de maneiras simples como alterar a linguagem dos dispositivos, de aplicativos e até ouvir músicas de outras regiões do globo. Minha esposa e eu frequentemente expomos nossas três filhas a outras línguas para que esse contato se torne ainda mais natural para elas.

#2 Usando o mundo ao nosso redor

Se você está em uma viagem de família ou realizando tarefas diárias, os tablets e os celulares podem fazer com que o tempo gasto com as telas seja mais educacional e atraente para a sua criança. Um dos benefícios de usar aplicativos e jogos de aprendizagem é que a qualquer lugar que você vá algo novo pode ser aprendido. Em viagens, por exemplo, todos podem conhecer mais sobre os lugares que visitam usando uma grande variedade de aplicativos e recursos on-line para encontrar, navegar e obter informações sobre estes novos locais.

Minhas filhas são muito interessadas ​em pesquisar e descobrir coisas novas, então estão acostumadas a nos pedir para ajudá-las a encontrar imagens de animais e isso complementa a aprendizagem escolar delas. Mapas interativos também podem ensinar as crianças a lê-los e as oferece habilidades de navegação, enquanto também te ajuda a  prestar atenção na estrada. Seu filho fazer matemática simples, como somar as compras do supermercado no telefone, não só o mantém ocupado, como também o incentiva a construir habilidades acadêmicas que estão conectadas ao mundo real.

#3 Aprendizado individualizado

Quanto mais específico e individualizado for o aprendizado para uma criança, mais provável que ela seja capaz de aprender. Assim, a aprendizagem móvel é adequada para personalizar e tornar o ensino divertido, uma vez que, oferece tantas formas de interação. Os dispositivos móveis entregam às crianças uma variedade de recursos, dependendo de seus estilos de aprendizagem e habilidades, desde a disponibilidade de vídeos; recursos interativos e referências; e-books; materiais de áudio; guias de estudo; aplicativos de estudo que ajudam as crianças a manterem um cronograma; e oportunidades para colaborar com os outros, além de formas de se comunicar com os professores.

Ao usar um smartphone ou tablet, também podemos compartilhar o aprendizado com nossa criança em qualquer lugar. É possível ensinar nossos filhos enquanto atendemos as demandas do mundo moderno, seja esperando uma consulta médica,fazendo o jantar ou dirigindo. Todas estas atividades são oportunidades para tornar o tempo nas telas em momentos de aprendizagem. O mais legal sobre isso é que você estará disponível para fazer ou responder a perguntas e reforçar conceitos e habilidades de linguagem.

E você, como usa seu telefone para interagir com o seu filho? Quais são as atividades mais usadas e o que suas crianças mais gostam de usar no seu telefone ou tablet?